terça-feira, 25 de novembro de 2014

TIPOS DE ILUMINAÇÃO INTERIOR

Quando se trata da luminária numa casa, há uma vasta lista de elementos, condicionantes e particularidades que devemos conhecer. Há que ter em conta o compartimento e a zona que queremos projectar, o(s) tipo(s) de iluminação que queremos ter e os efeitos que queremos criar.

Começando pela coloração da iluminação temos:


- Lâmpadas de cor mais amarela e quente - Conferem um ambiente mais aconchegante. A cor amarela descansa automaticamente o nosso olhar contraindo a pupila dos olhos.
- Lâmpadas de cor branca e fria - Conferem um ambiente mais frio, transmitindo mais clareza e nitidez a todos os elementos. Ao contrário da cor amarela, esta dilata a pupila dos olhos, o que nos torna mais alertas e despertos.

Passando agora a descrever os tipos de iluminação:
- Iluminação geral directa (ambiente) - É um tipo de luz visível, colocada estrategicamente para iluminar o espaço todo, com um ou mais pontos de luz distribuídos, que conferem um efeito aconchegante. A cor ideal deste tipo de lâmpada é mais amarelada e quente.
- Iluminação geral indirecta - Este tipo de iluminação utiliza as paredes e tectos como planos reflectores, de forma invisível. Ideal para suavizar sombras e muito difusa.
- Iluminação linear - Indicada para pontos arquitectónicos estratégicos como estantes ou o interior de armários. 
 
- Iluminação dirigida com efeito - Muito própria para momentos especiais, nomeadamente festas ou eventos. Pode utilizar cores diferentes ou até movimentos.

- Iluminação dirigida para tarefa - Ideal para áreas de trabalho, como secretárias de escritório, bancadas de cozinha ou zonas de leitura. A cor de lâmpada mais aconselhada é a branca.

- Iluminação dirigida de destaque - Apropriada para apontamentos que queremos destacar, como elementos de decoração, quadros ou elementos de jardim.


Alguns conselhos a seguir:
- Utilizem lâmpadas economizadoras, duram mais e a conta de electricidade diminui ;)
- Acendam apenas as luzes que pretendam utilizar
- Nas zonas de passagem, como nos corredores ou escadas, utilizem iluminação com sensores, vão poupar muito mais e é muito mais cómodo
- Nas instalações sanitárias e nas cozinhas utilizem cores de lâmpadas mais brancas e frias. Para além de iluminar melhor não aquecem demais o espaço quando menos necessitamos
- Utilize a luz natural sempre que possível, é a luz ideal e não consome energia :) 

Para os diferentes compartimentos, temos diferentes intenções de iluminação. Agora é só preciso adaptar estes conselhos a cada situação e local ;)