quinta-feira, 6 de novembro de 2014

DECORAÇÃO E CRIAÇÃO DE ESPAÇOS EM VARANDAS

Hoje vou falar de decoração e criação de espaços em varandas. Por mais pequenas que sejam, as varandas podem ser um pequeno refúgio exterior de um apartamento, aquela zona de estar, de convívio ou aquela pequena horta da nossa habitação, que nunca imaginamos ter porque vivemos num apartamento no centro da cidade.


Com algumas dicas e exemplos bem conseguidos, podemos tirar ideias para os nossos espaços exteriores.
Procurem sempre utilizar mobiliário e peças próprias para exterior, pois não queremos estragar nada com chuva, frio, orvalho ou até o constante sol directo do verão. 
Se tiverem plantas ou uma pequena horta, não se esqueçam delas! Principalmente no verão, quando as plantinhas têm sempre imensa sede... e procurem colocá-las em sítios estratégicos, ora ao sol ora à sombra conforme a época do ano e a necessidade das mesmas.
As paredes das varandas também são espaços, ou seja, podemos poupar espaço se pendurarmos vasos, estrados, prateleiras, etc. de modo a conseguirmos ganhar mais espaço no pavimento da varanda.
Caso optem pela colocação de uma churrasqueira, atenção ao local onde a colocam, pois a saída dos fumos terá de ser salvaguardada no sentido que menos interfira com a nossa casa e a dos vizinhos!
Utilizem cores e géneros de decoração que combinem com o interior da habitação. Não tem necessariamente que ser igual, poderá até ser contrastante, mas convém haver harmonia nas cores e no tipo de decoração.
Utilizem materiais práticos! Facilmente mudamos o aspecto de uma varanda, através de materiais simples de aplicar, como módulos de deck, godos, relva artificial...etc. Não necessita de furar ou aparafusar, é só pousar!
A minigarden tem ideias giras para a decoração em varandas, principalmente para quem gosta de plantas e deseja ter uma horta em casa ;) http://pt.minigarden.net/