terça-feira, 4 de novembro de 2014

COBERTURAS VERDES

As coberturas verdes deviam ser mais pensadas e aplicadas nos edifícios, por todas as vantagens que as mesmas apresentam. Para além da característica sustentável que se aplica, existem vários aspectos positivos que se associam, nomeadamente:


- Maior isolamento térmico e acústico do edifício devido à camada vegetal absorvente
- Maior absorção de águas pluviais, visto a vegetação se alimentar das águas das chuvas, reduzindo o nível de humidade nos sistemas de condutas urbanas
- Aumento da capacidade de purificação do ar
- Protecção natural contra incêndios, como barreira contra o alastrar das chamas
- Vantagem em criar um eco-sistema nas coberturas dos edifícios, através da plantação de pequenas hortas ao serviço dos utilizadores e moradores
- Melhoria do ambiente, imagem e qualidade vida
Existem vários mitos à cerca deste assunto, pensa-se que existe uma maior probabilidade de criar humidades dentro dos edifícios, mas o que acontece é precisamente o contrário. Devido à alta capacidade isolante térmica e de absorção de águas pluviais deste tipo de cobertura, o isolamento contra às humidades está mais que garantido. A colocação da vegetação na cobertura é pensada com rigor, sobre várias camadas isolantes e com sistemas drenantes, utilizando materiais específicos para o efeito, não criando qualquer constrangimento com as regras da boa construção.
Neste site http://coberturasverdes.com/ encontramos várias soluções e respondem a todas as dúvidas que possam existir à cerca deste assunto ;)