Nada melhor do que uma segunda-feira para vos falar deste tema, a melhor forma de projectar um escritório. Um bom espaço laboral incentiva-nos a trabalhar melhor. Pelo menos é uma grande ajuda para tal. Existem várias directivas que precisamos seguir para que o espaço se torne agradável e convidativo à actividade. Ponham em prática todas estas dicas e testem o vosso resultado de trabalho, se se tornarem mais produtivos, é porque o ambiente criado foi o vosso incentivo ;)
Partindo do princípio que vocês trabalham com o material mais usual, frente a uma secretária com um computador, as dicas são estas:
- Procurem tirar partido da luz natural, pois para além de pouparem na conta da luz aproveitam a melhor luz possível. No entanto, o ideal é procurarem posicionarem-se a norte, pois a luz nunca será directa mas sim ambiente. Este é o tipo de intensidade de luz que se pretende. É claro que esta particularidade de se encontrarem num compartimento a norte nem sempre depende de nós, mas sim do edifício onde estamos, mas se poderem escolher melhor ;)
- Quando colocarem a mesa e o monitor procurem que estejam de lado com a janela. Se estiverem com o monitor virado para a janela haverá reflexo no mesmo, e se este estiver de costas para a janela poderão sofrer de encadeamento o que resulta em fadiga ocular.
- Se houver falta de luz utilizem a luz artificial branca. Esta imita a luz natural do sol e é mais fria, o que nos mantém mais focados. Para além do candeeiro de tecto, coloquem um candeeiro de mesa ao vosso lado, mas este tem de estar sempre virado para o teclado ou para vocês, nunca para o monitor, mais uma vez, não queremos reflexos desnecessários ;)
- Procurem ter tudo à mão, organizado e arrumado. O ideal é arrumar a secretária ao fim do dia, para que no dia seguinte tenhamos mais vontade de trabalhar numa mesa organizada :)
- Tenham sempre uma planta no vosso escritório. Para além de purificar e renovar o ar, ajuda no relaxamento do ambiente e refresca as ideias!
- Tenham sempre o espaço ideal para trabalhar, a área de trabalho a definir é essencial, então procurem ter estas medidas: espaço básico para escrever e digitar (desktop ou laptop) - 1m2, espaço adicional para colocar papéis (como bandeja de entrada) - 0,5m2, espaço para porta-lápis e material pequeno - 0,5m2, espaço para reuniões (por cada cadeira adicional) - 1m2, espaço para impressora e/ou multifunções - 1m2.
- Normalmente existe a necessidade de arquivamento e para isso o ideal é utilizar uma estante. O mais correcto é esta estar na parte de trás da nossa secretária, para facilitar a utilização dos arquivos. Procurem também ter um módulo de gavetas ao vosso lado por baixo da secretária, dá muita arrumação, escondida e sempre à mão.
- Se conseguirmos criar um espaço em "L" na nossa área de trabalho melhor, sendo a nossa área frontal a de trabalho, a lateral de impressão e colocação de material e a traseira de arquivamento e estantes.
Estas são algumas dicas que podem seguir, espero que tenham gostado ;)