quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CORES - AS PRIMÁRIAS

A cor nos espaços influenciam os estados de espírito e condicionam a nossa personalidade e o nosso comportamento. Na decoração de ambientes, o efeito estimulante das cores não é negligenciado, nem o efeito energético que, através da cromoterapia, influencia a nossa saúde.


O circulo cromático divide-se em grupos de cores primárias e secundárias que, em conjunto, resultam nas diversas tonalidades existentes.
CORES PRIMÁRIAS
CORES PRIMÁRIAS E CORES SECUNDÁRIAS
Nas diferentes tonalidades resultantes destas misturas, o espectro cromático divide-se em dois grupos principais: as cores quentes e as cores frias.
Aqui mostro os significados das cores e como podem ser utilizadas num cenário decorativo para estimular os efeitos desejados.

AMARELO

Começamos com uma das cores primárias, dentro do grupo das cores quentes. Caracteriza-se pelo Sol, a luz, o ouro e o optimismo. Estimula o apetite, de modo que não é aconselhável a sua utilização em demasia em espaços como a cozinha e/ou a sala de jantar,  No entanto é uma cor que estimula a inteligência, a sabedoria e o raciocínio, aconselhando-se assim para espaços de escritório ou salas de trabalho.

CYAN (AZUL)

Também uma das cores primarias embora fazendo parte do grupo das cores frias.  Caracteriza-se pelo elemento água, pela paz e pela purificação. Estimula a tranquilidade, a paciência e a serenidade. Indicado para zonas de relaxamento e zonas húmidas (por representar a água). Exemplos disso são os quartos, as casas de banho, spa's e piscinas.

MAGENTA

É a última das cores primárias, dentro do grupo das cores quentes. Uma cor cujo nome tem história: por se identificar com o sangue escuro derramado na batalha de Magenta (Itália), a 4 de Junho de 1859. Em ambientes decorativos, representa a feminilidade, o desejo, a sensualidade e a luxúria.
Fortalece sentimentos positivos, calma, criatividade, serenidade e independência. Pode ser usada tanto em espaços de convívio como de intimidade.

Num próximo post continuarei a falar de cores, até ao próximo! ;)