quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

COMO ORGANIZAR E DISTRIBUIR O MOBILIÁRIO DE UMA COZINHA


Para melhor compreendermos o funcionamento de uma cozinha, temos de compreender como a utilizamos. 
Primeiro temos de ter em conta os três principais elementos de uma cozinha: o frigorífico, o fogão (ou placa) e/ou o forno e a pia de lavagem. Basicamente estes elementos diferenciam diferentes zonas na cozinha: a zona de frios, a zona de quentes e a zona de lavagem. Convém entre estas zonas haver áreas de trabalho e de preparação de alimentos (bancadas livres).
Estes três elementos têm de fazer uma triangulação, pois este desenho de um triângulo confere um circuito de movimento dentro da cozinha mais facilitado.
Aqui seguem alguns exemplos de triangulações que podemos definir consoante o tipo de layout de cozinha que temos de origem:






Mais uns esquemas para nos ajudar a entender:

Existem alguns pontos que devemos ter em conta, nomeadamente:
- Nunca aproximar a zona de quentes com a zona de frios (forno/placa com frigorífico), pois afecta o sistema de arrefecimento do frigorífico e congelador. Convêm estas áreas estarem em zonas opostas.
- Procurar colocar a pia entre estas duas últimas zonas e com áreas de confecção entre elas, pois esta é a ordem natural dos movimentos laborais da cozinha.

Através de um esquema de cores, estes desenhos que se seguem exemplificam estas dicas:

Convém também termos em atenção os armários de maior e menor uso, partindo sempre do princípio que, os de maior acessibilidade contêm os utensílios que utilizamos com maior frequência:

Aqui seguem algumas imagens com alguns exemplos de cozinhas ;)
Espero que gostem!