segunda-feira, 27 de outubro de 2014

COMPOSIÇÃO DE QUADROS NA PAREDE

Colocar quadros na parede nem sempre é tarefa fácil, não que furar com berbequim ou martelar um prego seja difícil, mas será sim o acto de compor os diversos quadros que temos, as imagens, as fotografias e os objectos adjacentes. Para isso é preciso termos a noção de equilíbrio visual, partindo de várias regras que passo a exemplificar.


O primeiro passo a fazer é o projecto da parede, parece complicado, mas é certo que facilita o trabalho.
Procura-se alinhar os quadros com o auxilio da linhas e centralizar um conjunto ou o quadro maior, dispondo desta forma os pequenos quadros numa composição lateral e envolvente.
Aqui temos alguns exemplos de diversas soluções de distribuição de quadros. Depende dos tamanhos, dos formatos, das cores, da forma como se colocam (pendurados pelo tecto, na parede ou pousados em prateleiras) e depende também se temos alguma peça de mobiliário por baixo e que tipo de peça (cómoda, sofá, cama, etc).
Depois convém testarmos o posicionamento dos quadros na parede, apenas com papel e fita cola de papel. Recortamos folhas de papel do tamanho dos quadros que temos e distribuímos na parede colando com fita cola de papel. Assim teremos a noção da composição dos quadros sem que, para isso, tenhamos de furar logo a parede.
Depois de definido o conjunto é só furar e pendurar! :) Aqui seguem mais alguns exemplos para se poderem inspirar ;) Espero que tenham gostado!